segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

DESCONTOS NA ENERGIA: ESTEJA MUITO ATENTO ...

Até 31 de Dezembro deste ano, os consumidores com contratos de electricidade com potências contratadas até 6,9 kVA, inclusivé, que ainda sejam clientes da EDP Serviço Universal (o mercado regulado), deverão passar para o mercado liberalizado.

Grosso modo, no mercado regulado os tarifários podem alterar a cada 3 meses, enquanto no mercado liberalizado, em princípio, existem contratos que garantem os preços de cada comercializador por 12 meses.



Até 31 de Dezembro, como já aconteceu no final do ano passado, vão suceder-se campanhas e mais campanhas onde a palavra "DESCONTO" vai estar omnipresente.

Mas ... muito atenção ao "DESCONTO" anunciado!

Dois comercializadores podem estar ao mesmo tempo a falar de desconto e a mesma palavra pode ter significados e incidências diferentes.

Falando de BTN, i.e. Baixa Tensão Normal, com contagens simples ou bi-horárias, ou seja, potências contratadas entre 1,15 kVA e 20,7 kVA, os descontos só podem incidir sobre:


  • consumo ou energia activa;
  • potência contratada.

Ora, quando comparamos abstractamente descontos, poderemos correr o risco de estar a comparar um desconto sobre o consumo com um desconto sobre a potência contratada. São descontos diferentes e com resultados muito diferentes!

Se olhar para a sua factura com olhos de ver, facilmente concluirá que para o total da factura conta em cerca de 85% o consumo e só em cerca de 10% a potência contratada. Portanto, um desconto de 40% na potência contratada, terá um efeito mais pequeno no total da factura do que, por exemplo, 10% no consumo. É uma questão de fazer contas ...



Por outro lado, esteja também atento aos descontos que só acontecem quando tem de subscrever produtos (ex.: seguros, assistências domésticas, ...) que nada têm a ver com o seu consumo de electricidade. Esses produtos servem, algumas vezes, para o amarrar a um contrato de electricidade impedindo-o de gerir a sua poupança na factura livremente e sem fidelizações ...

Em conclusão: analise sempre que desconto lhe estão a oferecer, antes de assinar um contrato de electricidade ...

Sem comentários:

Enviar um comentário