quinta-feira, 31 de março de 2016

O que esperar de um projeto de eficiência energética?

O artigo tem por referência a realidade no Brasil, mas a Eficiência Energética não tem fronteiras. Merece ser lido!

http://www.pratil.com.br/blog/2016/03/o-que-esperar-de-um-projeto-de-eficiencia-energetica/


o que esperar de um projeto de eficiencia energética
Da geração de energia ao seu consumo final, a Eficiência Energética significa a busca por melhoria constante na utilização dos insumos energéticos. Para o consumidor final, isto significa a utilização racional e inteligente da energia, implicando na diminuição do valor das contas. Assim é possível usar a energia de forma adequada e consciente, sem que haja perda na qualidade dos processos ou no conforto das pessoas.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), o Brasil perde em ineficiência energética o equivalente a uma usina Belo Monte por ano (4.600 MW médios). O volume seria suficiente para abastecer 40% do consumo residencial de todo o País. Investir em Eficiência Energética reduz custos e polui menos, criando uma economia mais competitiva, pois usa menos energia para atingir um mesmo resultado ou mesmo superá-lo.
Investimento que gera retorno
A Prátil elabora projetos de Eficiência Energética para Iluminação, Climatização e Motores.
Nossa expertise contempla analisar vigorosamente hábitos de uso dos equipamentos que consomem energia, com a finalidade de implementar oportunidades de otimização no custo de energia elétrica.
Atuamos no gerenciamento, na implantação, na medição e na aferição das metas de consumo pré-definidas.
Colégio Master em Fortaleza - CE
Colégio Master em Fortaleza – CE
Recentemente, a Prátil foi responsável pelos projetos de Eficiência Energética nas sedes do Colégio Master em Fortaleza (unidades Bezerra e Sul). Como resultado, a instituição passou aeconomizar 47,2% no consumo de iluminação em suas contas de energia.
O projeto consistiu no levantamento do acervo de lâmpadas, estudos técnicos para instalação das lâmpadas de LED nos locais mais adequados, além da aquisição e substituição de mais de 1.500 lâmpadas.  A direção do Master aprovou as ações da Prátil e contratou o serviço também para sua unidade em Natal (RN).
Alunos do Colégio Master, unidade Bezerra, assistindo aula em sala com iluminação eficiente
Alunos do Colégio Master, unidade Bezerra, assistindo aula em sala com iluminação eficiente
Conte com a Prátil para tornar sua empresa mais eficiente! Entre em contato conosco através do telefone 0800 024 3236 ou através do nosso site.

quarta-feira, 30 de março de 2016

Preço das Baterias Poderá Ficar 70% Mais Baixo!

Com esta redução prevê-se o aumento da competitividade das energias renováveis, principalmente das energias solar e térmica.

(http://futursolutions.pt/info/noticias/158-baterias-menos-70)
bateries

A informação é nos dada pelo Conselho Mundial de Energia (World Energy Council) pelo seu relatório Fontes Globais de Energia (World Energy Resources – E-storage: Shifting from cost to value wind and solar applications).
É já vastamente reconhecido que um dos maiores obstáculos à afirmação das energias renováveis, advém das suas características de produção intermitente (a energia solar só é captada durante o dia, a energia eólica apenas quando há vento, etc.), até ao momento adicionar baterias aos sistemas, a não ser em situações pontuais, não tem sido equacionado devido aos preços muito elevados que tornam inviável essa solução.
Neste momento, devido às percas dos sistemas por serem muito grandes e de ser muita a distância entre o local que se produz a energia e o local de consumo, e pela necessidade de fornecer energia nos momentos de pico de consumo, a capacidade de produção tem de ser muito maior que o consumo médio. O armazenamento poderia acabar com esse problema pois as energias de fontes renováveis têm a possibilidade de produzir e consumir no mesmo local.
Agora, segundo informa o relatório do referido organismo, os custos dos sistemas de armazenamento elétrico poderão baixar cerca de 70% até 2030.
Esta redução lavará ao aumento da competitividade das energias renováveis, sendo previsível que as mais beneficiadas sejam as fontes de energia solar e eólica. Com a maior disponibilidade para a energia verde, esta pode ir substituindo as energias fosseis e assim aumentar a qualidade do ambiente, podendo ser a chave para um futuro mais sustentável.
Leia o relatório oficial do Conselho Mundial de Energia aqui.
Mas não espere até as baterias terem um preço mais competitivo, instale um sistema de autoconsumo, comece já a poupar e adapte depois as baterias. Para saber mais acerca do autoconsumo, contacte-nos!
http://futursolutions.pt/info/noticias/158-baterias-menos-70

sexta-feira, 18 de março de 2016

Manual e Guia Técnico de Energia Solar Fotovoltaica – Tecnologias, Projecto e Instalação

curso-energia-solar

CURSO ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

Manual e guia técnico de Energia Solar – Tecnologias, projeto e instalação

O presente documento “Energia Fotovoltaica – Manual e Guia Tecnico sobre tecnologias, projecto e  instalação”, surge no contexto de um projecto Europeu, no âmbito de uma candidatura apoiada pelo programa Comunitário ALTENER.
O trabalho realizado pela maior parte dos parceiros deste projecto, em representação de cinco países da União Europeia, consistiu na tradução de textos originais e respectivas adaptações no contexto da realidade de cada um dos países em causa.
O Instituto Superior Técnico, através do seu Departamento de Engenharia Mecânica, foi o representante de Portugal no presente projecto, tendo sido da sua inteira responsabilidade todo o processo de coordenação técnica, edição e distribuição das respectivas versões Portuguesas.
O guia técnico que respeita à área da intervenção da energia fotovoltaica (PV), constitui o objecto de trabalho das páginas que se seguem.
A elaboração do presente documento partiu de uma base de trabalho desenvolvida na Alemanha, no contexto de um país que nos últimos anos tem vindo a destacar-se na presente área tecnológica.
A Alemanha, para além de um estádio bastante evoluído em termos de investigação e desenvolvimento da tecnologia dos painéis fotovoltaicos e de equipamentos complementares no presente tipo de sistemas (inversores …), apresenta hoje um sector industrial consolidado na área de produção de equipamento.
A Alemanha tem sido também autora de um conjunto de iniciativas institucionais nas áreas da certificação e de estratégias de incentivos, que têm merecido um reconhecimento ao nível Mundial.
Em termos de obra executada, este País tem demonstrado uma fortíssima capacidade de realização, apresentando uma área superior a 25% do valor da área total de sistemas PV actualmente em funcionamento em todo o Mundo.
Neste contexto, o trabalho que se segue apoiou-se de forma acentuada nos bons exemplos implementados no terreno por parte da Alemanha, tendo-se por objectivo não só fornecer um conjunto de instrumentos de apoio para os interessados na área de intervenção da energia fotovoltaica, desde projectistas até aos potenciais investidores, mas também chamar a atenção junto dos centros de decisão políticos e empresariais, de um potencial não explorado num País onde abunda o Sol.
Tendo por objectivo fazer um enquadramento do interesse desta tecnologia para Portugal, incluindo o seu contexto Europeu e Mundial, bem como apresentar algum do trabalho já desenvolvido por parte dos Centros de Decisão do Poder Central deste País com vista à desejada promoção da tecnologia fotovoltaica, apresentam-se de seguida algumas referências sobre Directivas e Protocolos estabelecidos ao nível da União Europeia, e Programas, Decretos Lei e Diplomas já elaborados e apresentados de forma oficial por parte do Governo Português.
Mais em http://www.portal-energia.com/manual-e-guia-tecnico-de-energia-solar-fotovoltaica-tecnologias-projecto-e-instalacao/

quinta-feira, 17 de março de 2016

ENERGIA A PARTIR DAS SUAS JANELAS (in, Futursolutions)

celulas transparentes

Parece incrível mas pode vir a ser possível e muito em breve. É que uma equipa de uma universidade do Michigan, Estados Unidos, criou com sucesso um painel solar verdadeiramente transparente, uma inovação que poderá revolucionar a forma como se obtém a energia solar, onde cada janela é uma potencial fonte de energia. Imagine as possibilidades de ter, por exemplo, edifícios inteiros a produzir energia sem que para isso se coloque em causa a estética tradicional.
Já há algum tempo que se tentava colher a energia solar a partir de células fotovoltaicas transparentes, que permitisse adaptar a janelas sem que a iluminação e a visibilidade das habitações fosse significativamente afetada, no entanto, apesar de já se terem dado passos nesse sentido, as transparências anteriores eram bastante limitadas, sendo essa transparência apenas parcial e, normalmente, um pouco matizada.
A transparência total num instrumento de criação de eletricidade a partir da absorção da energia solar, é virtualmente impossível, isto porque esta energia é gerada por via da conversão dos fotões para eletrões, algo que não aconteceria num ambiente totalmente transparente, onde os fotões atravessariam totalmente o material sem que se desse a captura necessária à conversão.
Por essa razão não se pode esperar que um artigo desta natureza consiga ser muito eficiente, em versões anteriores as células solares semitransparentes conseguiram uma eficiência a rondar os 7%, nos últimos testes o protótipo atingiu apenas 1% mas os investigadores acreditam que se consigam atingir os 5%.
Pode parecer pouco, mas se tivermos em comparação a eficiência atual dos painéis fotovoltaicos (a rondar os 15% - 20% embora alguns já consigam ultrapassar esses valores) e as possibilidades, esta é uma enorme evolução com vista a um aproveitamento de superfícies desaproveitadas e que passam a servir de fontes perfeitas de energia, sem se colocar em causa a estética tradicional dos edifícios.
Enquanto não chegam estas células Fotovoltaicas transparentes, opte pelas soluções tradicionais.Contacte-nos!
http://futursolutions.pt/info/noticias/156-energia-das-janelas

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA ENERGIA SOLAR


in, http://www.portal-energia.com/vantagens-e-desvantagens-da-energia-solar/

Vantagens e desvantagens da energia solar

vantagens-energia-solar
O mundo evolui cada vez mais rápido a nível tecnológico, foram introduzidas nos últimos anos uma séria de novas tecnologias no aproveitamento de energias renováveis como é o caso da energia solar térmica e fotovoltaica.
Apresentamos as principais vantagens e desvantagens no uso e utilização da energia solar térmica e fotovoltaica.
Além do uso progressivo da energia solar residencial, existe cada vez mais a sua utilização na produção de energia elétrica a grande escala através de parques e usinas solares, em todo o mundo.
Conheça também as vantagens e desvantagens da energia solar no que se refere ao seu aproveitamento através de parques e usinas solares.
A energia solar é a energia produzida pelo Sol e é convertida em energia útil por seres humanos, quer para a produção de electricidade ou de calor algo (como as suas principais aplicações). Anualmente, o Sol produz 4 milhões de vezes mais energia do que consumimos, para o seu potencial é ilimitado.
Para se ter uma ideia, em apenas um segundo o sol produz mais energia (internamente) que toda energia usada pela humanidade desde o começo dos tempos.
energia-solar-728x300
Uma outra forma de se exprimir esta imensa grandeza energética, basta dizer que a energia que a terra recebe por ano vinda do sol, representa mais que 15000 vezes o consumo mundial anual de energéticos.
15% da energia emitida pelo sol que chega a terra é reflectida de volta para o espaço. Outros 30% são perdidos na evaporação da água a qual sobe para a atmosfera produzindo chuva. A energia solar é também absorvida pelas plantas, pela terra e oceanos. A energia restante, para manter o equilíbrio energético do planeta, deve então ser emitida sob a forma de radiação térmica.
Considerando que a energia solar está disponível de forma absolutamente gratuita, pergunta-se por que é seu aproveitamento ainda é tão limitado? O problema é que a energia solar apresenta-se sob a forma disseminada e a sua captação, pelo menos para potências elevadas, requer instalações complexas e dispendiosas.
O aproveitamento da energia solar poderá em teoria e a longo prazo tornar-se como a grande solução para todos os problemas energéticos da nossa sociedade, apesar de todas as vantagens aparentes possui também desvantagens no decorrer do seu aproveitamento.

Vantagens da energia solar

– A energia solar não polui durante seu uso. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controlo existentes actualmente.
– As centrais necessitam de manutenção mínima.
– Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável. Saiba qual o tempo de vida útil dos paineis solares fotovoltaicos.
– A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.
– Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética sua utilização ajuda a diminuir a procura energética nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.
Globo Energia Solar

Desvantagens da energia solar

– Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação climatérica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.
– Locais em latitudes médias e altas (Ex: Finlândia, Islândia, Nova Zelândia e Sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de Inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens (Londres), tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade.
– As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas por exemplo aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), e a energia hidroeléctrica (água).
– Os painéis solares têm um rendimento de apenas 25%, apesar deste valor ter vindo a aumentar ao longo dos anos. Saiba quais os paineis solares fotovoltaicos mais eficientes do mercado..
http://www.portal-energia.com/vantagens-e-desvantagens-da-energia-solar/

terça-feira, 15 de março de 2016

NO DIA INTERNACIONAL DO CONSUMIDOR ...

O sector da energia (electricidade e gás) é dos sectores alvo de mais reclamações por parte dos consumidores. Segundo a DECO, este sector juntamente com a água, totalizaram mais de 153 mil reclamações ao longo de 2015.



Queixas diversas que vão desde a "falta de transparência" nos processos de mudança de comercializador até à facturação dos consumos várias vezes durante um só mês. Não esquecendo "usos e abusos" nos processos de leituras "estimadas" e "reais" quanto aos consumos efectuados.

Temos também alertado para a necessidade de muitas cautelas quando se analisam ofertas de contratos de fornecimento de energia, no que diz respeito ao anúncio de "descontos", os quais, muitas vezes, não são explicados sobre o que incidem, nem como são determinados. O que impede qualquer comparação entre ofertas diferentes ... Sugerimos que compare sempre tarifas em concreto!



Vale a pena passar pelo portal do regulador, a ERSE (em www.erse.pt) e folhear (em http://pubhtml5.com/giem/pmgy) o folheto sobre "Questões essenciais que talvez você desconheça ... que a ERSE esclarece aqui".

Para a transparência e a existência de boas práticas, é importante que os consumidores assumam um papel activo na exigência de serviços com qualidade.

Deixamos algumas dicas:

  • quando quiser mudar de comercializador, não compare descontos, compare tarifas em concreto ;
  • saiba onde é que podem ocorrer melhores ofertas quando analisa a sua factura. Se for na electricidade é na potência contratada e no consumo. Se for no gás é no termo tarifário fixo e no consumo. 
  • avalie um comercializador, não só pelos tarifários que oferece, mas também pela qualidade do serviço prestado: atendimento do seu serviço de apoio a clientes, quantidade de facturas que lhe enviam por mês (só deve receber uma única factura por mês), explicação dos procedimentos quando receber uma "nota de crédito" ...
  • desde que assina um novo contrato de fornecimento de energia, o novo comercializador tem 15 dias para lhe confirmar a mudança. Se ao fim de 15 dias não souber de nada, questione esse novo comercializador;
  • pode mudar de comercializador de electricidade e de gás até 4 vezes por ano. Não tem nem lhe podem exigir qualquer custo pela mudança, como não há nem pode haver cortes de fornecimento de electricidade e/ou de gás. 
  • na mudança de comercializador, informe-se sempre se existe período de fidelização no contrato que tem e quais os custos em que incorre por quebra dessa fidelização. Peço sempre respostas escritas às suas perguntas. As fidelizações nos contratos de energia tendem para o desaparecimento, mas convém sempre perguntar se o seu contrato actual tem alguma clausula que a imponha;
  • se tiver alguma dúvida na análise da sua factura de energia, questione de imediato o seu comercializador. Se entender que persiste a dúvida e não encontra apoio no seu comercializador para o seu esclarecimento, então contacte o regulador, a ERSE.
  • é importante que cada factura que lhe chegue às mãos corresponda a leituras reais e não estimadas do que consumiu em gás e/ou em electricidade. Para isso, saiba que passou a ser obrigatório o seu comercializador informar na sua factura qual o dia, o número de telefone ou mail para o fazer. Se a sua factura não tem essa informação, quetione de imediato o seu comercializador. Evite facturas baseadas em leituras estimadas!
  • escolha sempre um comercializador pelos tarifários em concreto que oferece para gás e/ou electricidade e não por "serviços adicionais" que nada têm a ver com a energia.
  • Em caso de dúvida recorra à ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos !
CONSUMIDOR ESCLARECIDO É CONSUMIDOR PROTEGIDO!
CONSUMIDOR É CIDADÃO!


segunda-feira, 14 de março de 2016

Deputados aprovam tarifa social de energia proposta pelo BE (in, Público, 14/03/2016)

Os deputados aprovaram esta segunda-feira a proposta de alteração ao Orçamento para 2016 apresentada pelo Bloco de Esquerda relativa à tarifa social de energia, que beneficiará um milhão de famílias, segundo os bloquistas.

A medida foi aprovada hoje na especialidade, em sede de comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa (COFMA) com os votos favoráveis do PS, do BE e do PCP e com a abstenção das bancadas parlamentares do PSD e do CDS-PP.
Na nota justificativa que acompanha a proposta de alteração, o BE argumenta que "o objectivo de reduzir os custos energéticos das famílias economicamente vulneráveis deu origem a medidas de desconto social que, até à data, foram implementadas de forma ineficaz".
Por isso, o BE propõe que as medidas sejam "agora redesenhadas com base num procedimento automático que não altera os critérios de atribuição nem o modelo de financiamento da tarifa social".
Segundo a proposta de alteração, "os descontos sociais existentes para o acesso ao serviço essencial de fornecimento de energia eléctrica e de gás natural são redesenhados, com vista à definição de um modelo único e automático e ao alargamento do actual número de beneficiários efectivos".

O valor do desconto da tarifa social "deve ser actualizado no prazo de 60 dias após a entrada em vigor" da lei do OE2016, lê-se ainda na proposta.
Em Fevereiro, a líder do BE, Catarina Martins, tinha afirmado que o partido pretende que a tarifa social da energia seja de aplicação automática e que passe a ser financiada totalmente pela EDP, e garantindo que, com esta proposta, este apoio chegará a um milhão de famílias.
Catarina Martins adiantou na altura que a proposta, agora aprovada, tem duas vertentes: por um lado, permite que a medida passe a ser integralmente financiada pela EDP e pelos produtores de energia (e não também pelo Orçamento do Estado) e, por outro, será de acesso desburocratizado e aplicado automaticamente.
    

sábado, 12 de março de 2016

Então como se pode poupar na nossa fatura de energia (electricidade e/ou gás) ?

A elevada(íssima) carga fiscal presente em qualquer factura de gás e de electricidade, torna a energia que consumimos em Portugal, a mais alta do espaço europeu!



É um facto. Podem ler o artigo inserido na edição de hoje da revista do Expresso. http://leitor.expresso.pt/…

No entanto, se fosse possível expurgar a fiscalidade inserida em cada factura doméstica (é este o exemplo que o artigo do Expresso detalha), o custo da electricidade situar-se-ia nos 11,5 centimos por kWh, ficando 18% abaixo da média europeia.



A fiscalidade e as taxas - IVA, contribuição audiovisual, taxa DGEG, Imposto Especial Consumo Electricidade, contribuição audiovisual (espero não me ter esquecido de mais nenhuma ...frown emoticon ) - deveriam ser revistas em nome do consumidor doméstico, mas também das empresas.
O mercado liberalizado de energia (electricidade e gás) não trouxe grandes novidades no que diz respeito ao preço dos tarifários. Até porque os descontos que os diversos comercializadores praticam estão, como que, indexados aos tarifários definidos pela ERSE (o regulador, Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos). Não esquecendo também o preço, elevado, das chamadas tarifas de acesso (o transporte de energia) definidas pelo regulador em janeiro de cada ano. Preço elevado dessas tarifas significa quase 50% nas tarifas de potência contratada e de energia activa que pagamos ...




Então como se pode poupar na nossa fatura de energia (electricidade e/ou gás) ?
não permanecer no mercado regulado (ex.: EDP Serviço Universal), até porque os tarifários podem variar a cada 3 meses;
mudar para o mercado liberalizado, quanto mais não seja porque os preços não variam até 31 de Dezembro de cada ano. Só não ficam fixos 12 meses completos, devido ao aumento que a ERSE impõe em janeiro de cada ano, nas tarifas de acesso, que incorporam qualquer tarifa de qualquer comercializador;
escolher no mercado liberalizado, o melhor comercializador tendo em conta as tarifas concretas de potência contratada e de energia activa/consumo para o cada caso em concreto, residencial, empresa ou condomínio. Não compare descontos, compare sempre tarifas concretas!
estar sempre atento à qualidade de serviço prestado pelo comercializador escolhido: atendimento do serviço de apoio a clientes, recepção de uma única factura de consumo em cada mês, factura de fácil leitura ...

terça-feira, 8 de março de 2016

PORQUE HOJE É O DIA INTERNACIONAL DA MULHER ...

Hoje é o dia internacional da Mulher!


Este dia deveria ser substituído pelos 365 dias do ano ... a Mulher merece-o!

A Mulher é parte igual, tem de ser ou melhor, teria de ser, em todos os assuntos de decisão. Nas decisões familiares, nas decisões empresariais, nas decisões sociais, nas decisões políticas!

Também nas decisões que se tomam para se conseguir poupança e eficiência em matéria de energia ... porque a Mulher sabe muito bem onde é preciso poupar e onde é preciso ser eficiente!

LUZ & COMPANHIA confia nas decisões tomadas pelas Mulheres e pelos Homens que pensam a energia de forma racional, poupada, eficiente e amiga do único planeta que temos.

Uma forma de estar no mercado de energia ...